psicóloga débora landes - psicóloga em Balneário Camboriú

Psicoterapia infantil

Ser criança é mergulhar em um mundo de descobertas, de transformações e contato direto com o desconhecido. Para cada fase da vida há um cuidado específico, e esse cuidado se intensifica quando falamos sobre a infância.

É nessa fase que a criatividade se expressa com facilidade, que os primeiros afetos vão proporcionar acolhimento para encorajar a vida no futuro e que os monstros imaginários podem provocar mudança no comportamento e alimentar medos fantasiosos.

Quando a bagunça e o barulho dão espaço ao silêncio e ao isolamento, causando mudança no comportamento, significa que é um bom momento de cuidar da saúde mental dos pequenos.

A psicoterapia infantil é o cuidado e a atenção com a saúde mental da criança. É um espaço potencial para acolhimento das angústias, medos, inseguranças e um momento de intervenções com os pais.

Com o intuito de promover uma infância saudável a psicoterapia infantil utiliza a Ludoterapia para caminhar rumo ao bem-estar familiar, a prevenção e solução de conflitos

O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto, confusão e re-significar os eventos traumatizantes.

Desta forma, o terapeuta exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca de melhores alternativas para lidar com eles, ao mesmo tempo em que, orienta os pais a como intervir diante dessas vivências.

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Sobre os Atentimentos
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"Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja disposto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente."
B.F.Skinner

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Neuropsicóloga Clínica
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Cuide de sua saúde mental

Avaliação Neuropsicologica

A Neuropsicologia é um campo do conhecimento que relaciona neurociências com psicologia, isto é, ela relaciona o funcionamento do cérebro com o comportamento humano. Partindo disso, ela é indispensável quando se fala de diagnóstico e tratamento de alterações cognitivas e comportamentais.

É um procedimento de investigação detalhado e preciso que têm como objetivo avaliar as funções cognitivas e como essas interferem no comportamento em geral.
Atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, pensamento, controle inibitório e percepção, assim como aspectos sociais, emocionais e funcionais são alguns dos aspectos observados e analisados durante o processo.

A avaliação neuropsicológica é essencialmente indicada para diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento como autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtornos da aprendizagem e deficiência intelectual, pois possibilita identificar causas e prejuízos enfrentados pela criança e/ou adolescente no seu dia a dia (por exemplo, desempenho acadêmico abaixo do esperado, problemas ao fazer tarefas diárias habituais, déficit em habilidades sociais, impulsividade, agressividade e comunicação, dificuldade de atenção e perdas relacionadas a memória, entre outros).

Tal avaliação possibilita identificar as dificuldades e as potencialidades de maneira mais assertiva, sendo o diagnóstico mais preciso, o plano de tratamento mais eficaz e personalizado de acordo com cada demanda individual.Uma parte essencial da avaliação neuropsicológica é a administração de testes neuropsicológicos e questionários. Além disso, observação e entrevista clinica com diferentes informantes, ferramentas estas que tornam o processo mais eficiente e preciso.

O número de sessões irá depender de cada pessoa e do que precisa ser avaliado.
Ao final do processo emite-se um laudo neuropsicológico, com os resultados encontrados na avaliação. Tal documento contém uma síntese dos resultados, assim como recomendações de auxílio e tratamento, com o intuito de promover o desenvolvimento do paciente e melhorar sua qualidade de vida.

Psicoterapia Individual Adolescente

Na adolescência, quase tudo se renova e se transforma. Os corpos, gestos, pensamentos, emoções, desejos, direitos e responsabilidades. É um momento de transição onde a “roupa ” da infância deve ser retirada e uma nova identidade encontrada. Ocorrem as experimentações, dúvidas, ilusões, ousadias, conquistas externas e internas que marcam uma nova forma de ser e estar no mundo.

É na adolescência que surge o momento de estabelecer novos laços fora do ambiente familiar. Amigos, amores, paixões, parcerias que compartilham visões de mundo e os diferenciam dos pais, reafirmam sua singularidade. Tudo isto demonstra a busca por uma nova identidade pessoal.

Excessiva exposição ao risco, impulsividade, experimentações, rebeldia, comportamentos transgressores, comportamentos aparentemente patológicos e abuso de drogas são situações que fazem os pais pensar sobre como lidar com elas sem interferir no bom desenvolvimento do adolescente. Cabe à família a modulação das atitudes do adolescente que têm um limite entre o saudável e o patológico. Nesse período, a orientação profissional de um psicólogo ajudará no desenvolvimento psicológico e social do adolescente.

O objetivo da psicoterapia com adolescentes é oferecer um espaço “neutro”, com um olhar especialista e atento de um psicólogo, onde ele possa se sentir livre para falar de suas angústias, anseios, desejos, medos, ideias e dúvidas, buscando informações sobre questões que normalmente surgem nessa fase do desenvolvimento. É um espaço para pensar sobre sua nova condição de existir e sentir-se nesse momento de mudanças, o que pode lhe ajudar no amadurecimento e no desenvolvimento pessoal.

Ludoterapia

A terapia através do brincar

A ludoterapia é a psicoterapia voltada para o tratamento de crianças, visto que a criança ainda nao desenvolveu toda a sua capacidade de reflexão e de trazer isso atraves da fala. A principal ferramenta dessa abordagem é a brincadeira, pois é a partir dela que o psicólogo terá acesso ao mundo interior da criança, ajudando-a assim a superar os desafios que lhe afligem.

O brinquedo atua como um aliado nesse processo. No qual serve como uma ponte entre o psicólogo e a criança, como também funciona como um estímulo que possibilita desenvolver diferentes capacidades cognitivas dessa criança. A ludoterapia entao, consegue acessar os conflitos medos e dificuldades mais íntimos da criança, pois de certa forma, ela sabe o que está expondo no momento da terapia. Desenhos, jogos, faz de conta, psicodramas são utilizados nesse processo.

Dessa forma, o tratamento ludoterapeutico traz diversos benefícios para o desenvolvimento emocional dos pequenos, pois auxilia na expressão e exteriorização das emoções, permite a liberação de medos, inseguranças e frustrações, assim como eleva a autoestima, melhora as habilidades sociais, facilita a compreensão da criança acerca do que está sentindo e possibilita que ela construa assim estratégias em conjunto com o psicólogo para lidar com todas essas questões.

Pais devem procurar a ludoterapia quando percebem comportamentos atípicos na criança, como notas baixas, agressões, isolamento e irritabilidade. Como as crianças não conseguem expressar claramente o que sentem, é importante que os pais fiquem atento quando percebem que alguma questão vem trazendo dificuldades na rotina e causando prejuízo nas relações e também na capacidade de aprendizado.
A prevenção é sempre a melhor escolha.

Orientação Parental

A orientação parental é o tipo de acompanhamento psicológico que atua na interação entre pais e filhos, com o objetivo de auxiliar no ambiente familiar. A orientação parental é voltada para os pais, buscando orientá-los sobre como interagirem melhor com seus filhos, e aplicando medidas educativas, com o objetivo de auxiliar os pequenos a se desenvolverem da melhor forma, se tornando um adulto mais responsável, capaz de lidar com os mais diversos tipos de situação.


Nas sessões de orientação, ou, “aconselhamento parental”, é explicada aos pais o motivo real das atitudes e comportamentos infantis que os pais expõem para, a partir daí, as orientações serem passadas aos responsáveis. Neste processo, existem três principais fases que são observadas e analisadas:

– Função do comportamento infantil;
– Comportamento dos pais perante comportamento da criança;
– Orientações aos pais de acordo com o observado.

Todo esse processo permite que os pais hajam para construir um ambiente familiar mais harmonioso, fortalecendo os vínculos e o afeto entre todos os envolvidos.

Oficina das emoções

Oficina das Emoções assistida tem como objetivo promover o desenvolvimento da inteligência emocional com crianças, adultos e adolescentes. Através de um espaço interativo, lúdico e com atividades práticas o objetivo é aprender a identificar as emoções e expressá-las de maneira assertiva.


Trabalhar as emoções preventivamente se torna base para lidar com demandas e patologias que afetam secularmente a saúde da humanidade, mas ainda tão atuais como transtornos de ansiedade e depressão. Na Oficina as criancas podem desenvolver tal habilidade de forma ludica e divertida, de forma que sw permitem expor fatores que por vezes lhe afetam como agressividade, impulsividade, dificuldade atencional, hiperatividade, rebaixamento da autoestima e baixa tolerância à frustração, entre outros.

Entre em contato para ver a disponibilidade de vagas e cronograma.

Psicoterapia infantil

Ser criança é mergulhar em um mundo de descobertas, de transformações e contato direto com o desconhecido. Para cada fase da vida há um cuidado específico, e esse cuidado se intensifica quando falamos sobre a infância.

É nessa fase que a criatividade se expressa com facilidade, que os primeiros afetos vão proporcionar acolhimento para encorajar a vida no futuro e que os monstros imaginários podem provocar mudança no comportamento e alimentar medos fantasiosos.

Quando a bagunça e o barulho dão espaço ao silêncio e ao isolamento, causando mudança no comportamento, significa que é um bom momento de cuidar da saúde mental dos pequenos.

A psicoterapia infantil é o cuidado e a atenção com a saúde mental da criança. É um espaço potencial para acolhimento das angústias, medos, inseguranças e um momento de intervenções com os pais.

Com o intuito de promover uma infância saudável a psicoterapia infantil utiliza a Ludoterapia para caminhar rumo ao bem-estar familiar, a prevenção e solução de conflitos

O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto, confusão e re-significar os eventos traumatizantes.

Desta forma, o terapeuta exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca de melhores alternativas para lidar com eles, ao mesmo tempo em que, orienta os pais a como intervir diante dessas vivências.

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Psicóloga Débora Landes
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Informações Importantes

A psicoterapia é um processo que torna possível o autoconhecimento, que possibilita com que o sujeito olhe para aquilo que lhe causa sofrimento e se abra para sua percepção de si, do outro e do mundo. Nesse caminho, é possível identificar tudo o que o influenciou a ser o que é hoje e agir a partir disso.
Tal processo exige comprometimento, e ajuda o paciente na aceitação do momento atual, ponto crucial dentro da psicoterapia, pois é a partir dele que o paciente é ajudado a se aproximar dos seus valores, limites e prioridades, de modo que ele adeque tudo isso a sua própria realidade e construa novos repertórios comportamentais e modos de agir mais assertivos e condizentes com aquilo que é importante pra ele, levando a uma maior qualidade de vida.
Logo, a psicoterapia auxilia, não só quando há um transtorno já instalado, mas permite todo e qualquer sujeito a alcançar maior equilíbrio emocional e autonomia nas decisões da sua vida cotidiana, possibilitando-o alcançar uma vida valoroza e cheia de significado, mesmo com acontecimentos ora positivos, ora negativos.
A psicoterapia se refere a um processo que visa com que o sujeito trabalhe aquilo que lhe causa sofrimento e crie estratégias para lidar com tal questão. Dessa forma, dentro da psicoterapia cognitivo-comportamental é feito nas primeiras consultas uma avaliação sobre o momento atual do sujeito, seus pensamentos, crenças e comportamentos com o objetivo de identificar a demanda presente. Dentro desse caminho, o vínculo entre terapeuta e paciente é essencial para que haja sucesso no tratamento, assim como o comprometimento e engajamento do paciente se faz necessário, ou seja, é um processo colaborativo.
Posterior a avaliação, monta-se um plano de tratamento, no qual o terapeuta escolhe quais as práticas que possuem maior evidência para cada diagnóstico e constrói junto com o cliente, estratégias e possibilidades de ação para lidar com a situação. Nesse processo, é essencial que o plano de tratamento se adeque a realidade do sujeito, pois é isso que permitirá maior eficácia e efetividade na mudança comportamental. Logo, a psicoterapia funciona como um instrumento para dar autonomia ao paciente de lidar com aquilo que lhe parece disfuncional naquele momento e que lhe causa prejuízo significativo no cotidiano.

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